sobre ciência.

Já faz um bom tempo que tenho vontade de escrever sobre, digamos, a carreira que escolhi: a ciência. Já fiz, de fato, uma série de comentários sobre o assunto, mas queria algo diferente, não especificamente da física, mas da ciência como um todo. Confesso estar um pouco receoso ao escrever sobre o assunto, já que sou apenas um pequeno padawan, começando agora a longa jornada acadêmica (para os desinformados, curso o primeiro período de física). No entanto, achei que seria interessante, talvez, para futuramente eu mesmo poder comparar minha perspectiva e, sobretudo, minha paixão pela ciência.
Sempre me interessei muito pela ciência, desde muito pequeno tive esse fascínio pela descoberta. Enquanto os outros meninos gostavam de jogar futebol, minha diversão era folhear os livros de biologia da minha mãe. Hoje não me divirto mais com o assunto, confesso. Acordava cedo aos sábados para assistir globo ciência, vibrava sempre que o marcelo gleiser aparecia e falava sobre astronomia. A astronomia sempre foi, de longe, a minha preferida.
Acho que um dos pontos mais interessantes da ciência, para mim, é o próprio método científico. Essa coisa de ter que se provar, isso é o principal. Se um cientista te fala uma coisa, você não precisa acreditar cegamente no que ele disse. Testa, experimenta e vê se é verdade! Outra coisa muito legal é o fato de a ciência ter toda essa dinâmica: um dia tal coisa é aceita, no outro dia já não é mais assim. Muitos podem ver isso como uma fraqueza, já vi gente falando que "não dá pra confiar na ciência porque cada dia um fala uma coisa diferente". Ao meu ver, essa é a maior força da ciência. A priori, o método pode não apontar verdades, mas uma inverdade não se sustenta. Um pensamento que resume completamente esse ponto é atribuído a einstein: "Minhas ideias levaram as pessoas a reexaminar a física de newton. Naturalmente alguém um dia irá reexaminar minhas próprias ideias. Se isto não acontecer, haverá uma falha grosseira em algum lugar.".
Apesar de não oferecer grandes verdades como muitas religiões e cultos oferecem, a ciência, ao meu ver, oferece um conhecimento seguro. Além disso, é possível participar de todo o processo de criação de conhecimento, não é uma verdade maior jogada na sua cara, é um aprendizado ativo. E, como já disse mais acima, o fascinante mesmo é a descoberta.

por Tadeu.

2 comentários:

  1. O método científico tem suas 'fragilidades', mas ainda é confiável. Entretanto, há coisas que a ciência oficial ainda não explica, mas que certas escolas 'alternativas' oferecem explicações coerentes.

    ResponderExcluir
  2. a verdade é uma só... não bastam ser explicações coerentes, devem ser verdadeiras!!

    ResponderExcluir