Alegria de Viverr

Cultura

Fazendo trabalho de filosofia aqui, acabei chegando a umas conclusões.
Um trecho do trabalho: "A cultura é uma forma de o ser humano se impor, e uma imposição ao livre arbítrio de um indivíduo dentro das expectativas sociais de outros indivíduos. A forma de adaptar o indivíduo a essas expectativas é a educação: primeiramente a familiar, e depois a escolar e as amizades. Cultura são, então, as regras e princípios que nos faz agir de modo semelhante ao resto do grupo."

Todos temos uma cultura, certo? Eu tenho a minha, talvez a sua seja diferente, mas cultura é uma coisa positiva, desde que o indivíduo reflita a respeito. Por exemplo, não adianta nada você chegar e dizer que virou roqueiro, sem saber nada a respeito daquilo. Cultura, mais do que simplesmente uma forma de viver, tem que fazer sentido. É na sua cultura que você demonstra seus hábitos, quem você é e quem são seus amigos de verdade. A cultura não deve, em hipótese alguma, ser apenas um reflexo de quem você quer ser, mas sim ter um senso próprio, ser algo pensado. Cultura é encontrar-se dentro de padrões que você gosta de seguir.

Mas e as pessoas que seguem apenas uma cultura desde que nasceram, que não vão contra ela em nenhum momento da vida, será que elas estão certas? O fato é que não dá pra saber se uma forma de viver é boa ou ruim antes de tentar quebrar as regras de sua cultura. "Quebrar as regras" é um lema a ser praticado, porque somente assim é possível colocar à prova suas convicções, e apenas depois disso voltar para elas.

A maioria das pessoas não se resolve sobre quem elas são. Por isso é que algumas delas são tão comuns. Falta muito o "usar o cérebro". Falta muito o "pensar", buscar uma solução para as perguntas mais cruciais, como "Deus existe?", "Qual tipo de música vale a pena escutar?", "Será que eu sou uma boa pessoa?", "O que eu quero fazer da minha vida?"...

O texto parece meio sem conclusão, mas é isso mesmo. Por João Pedro